Festival Moods

Igualdade de género é outra meta a cumprir

Duarte Pernes  |  2023-05-13


Falar de sustentabilidade implica igualmente dar atenção a temas sensíveis além dos ambientais, como o da igualdade de género.

Disso mesmo deu conta Luísa Salgueiro, presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, num dos painéis da TSF. "Uma das nossas missões é criar uma sociedade equitativa e, para isso, é preciso tomar decisões que favoreçam a participação de alguns tipos de público", comentou a autarca.

Luísa Salgueiro focou, em particular, o campo político, onde afirma que "quase 50 anos depois da instauração da democracia em Portugal, não somos um país com igualdade de género em termos de participação política". "Em termos de poder local, nos 308 municípios portugueses, foram eleitas presidentes de câmara 29 mulheres, isto significa um enorme diferencial que é preciso vencer", acrescentou a edil matosinhense.

Em sentido idêntico apontou Patrícia Teixeira Lopes, professora na Porto Business School, ao exaltar a importância da diversidade dentro da própria esfera empresarial. "Está já estudado que empresas e organizações mais diversas e inclusivas têm desempenhos melhores e são mais produtivas, sustentáveis e resilientes, isto porque as empresas trabalham para a sociedade e a sociedade é ela própria diversa", explicou a docente.

Apesar destas evidências, Patrícia Teixeira Lopes reconhece que "no mundo dos negócios ainda há um grande caminho a desenvolver no domínio da sustentabilidade", onde a igualdade de género também se insere.


Outras notícias