Destaques

“Temos de ser mais eficientes e cuidar do nosso planeta”

Redação JN  |  2025-03-15


O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Emídio Gomes, destacou, na sexta-feira, que a academia sediada em Vila Real já é um “exemplo de sustentabilidade”. Não só pelo seu Eco Campus, mas por causada formação que já disponibiliza e por projetos futuros de renovação de instalações. Na abertura do “Diálogo pela sustentabilidade”, iniciativa do MOODS - Movimento pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que decorreu na UTAD, em Vila Real, Emídio Gomes destacou que eco campus foi “construído de raiz”. Lembrou mesmo os tempos em que “a mais antiga das árvores de hoje ainda não chegava ao joelho”. Hoje é um autêntico jardim botânico, considerado um dos maiores da Europa.

O reitor salientou ainda a formação na área do ambiente, dando como o exemplo o curso de licenciatura em Design Sustentável, e também referiu as obras previstas para breve na área da ciência animal. “O objetivo é o bem-estar nas nossas instalações”, explicou, lembrando que as atuais foram construídas há mais de quatro décadas, numa altura em que o tema da sustentabilidade ainda não era tão importante.

Emídio Gomes notou que atualmente a construção já é feita com “materiais sustentáveis”, que visam a “eficiência energética e o bem-estar”. “Hoje tudo se integra neste domínio e muitos dos setores incluem Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”, insistiu o reitor, com uma mensagem final: “Temos de ser mais eficientes e cuidar do planeta, para lhe dar vida por muitas mais gerações”.


Outras notícias